domingo, 27 de fevereiro de 2011

Educação

Artigo sobre “Educação de Qualidade”, Publicado por Amanda Ravenna componente da Cia. Mythos



Educação de qualidade: a responsabilidade é de quem?

    Com a modernização da sociedade, o avanço tecnológico, e as mudanças apresentadas pela nova Lei das Diretrizes e Base da Educação – LDB, veio também exigências que para serem cumpridas tiveram que mudar a postura e a vida profissional do professor, principalmente das séries iniciais do ensino fundamental – 1º ao 5° ano. A formação de professores, sempre foi muito discutida no meio educacional, justamente por existir na sociedade a necessidade da figura de um profissional que forme o indivíduo a partir da questão social, bem como levando em consideração as experiências do aluno na família e na comunidade, ou seja, o professor deste século tem o papel de articulador e de viabilizador do contato de seus educandos com suas comunidades, o meio em que vive e com o conhecimento. Tudo isso num processo crítico e participativo, com base nas necessidades e diferenças que ocorrem naturalmente na vida cotidiana. A experiência de poder vivenciar o meio escolar apenas como observadora me fez refletir sobre uma série de questões: sobre como a teoria esta longe da prática e como há a necessidade de melhorias na estrutura física, pedagógica e administrativa das escolas de Mossoró, que é onde eu tenho a certeza por constatação visual. O professor precisa ser munido de garra e força de vontade, pois na maioria das vezes age sozinho, o que não é sempre, para a infelicidade dos alunos quando são “presenteados” com um professor que pensa somente em sua conta bancária no fim do mês e vai para a escola passar o tempo, esperando a aposentadoria. Isso acontece por não haver uma valorização do professor em seu campo de atuação, o mesmo é visto como um mero prestador de serviços. Se o investimento na formação do professor não for prioridade, não adianta nenhuma reforma educacional, pois o mesmo é o principal interessado e responsável pelo crescimento pessoal e cognitivo de seu aluno. Esta é a nossa realidade atualmente. Fico muito feliz ao ver no meu curso a reforma do currículo e a antecipação do meio escolar com as PPP´s (Práticas Pedagógicas Programadas) que leva o aluno de graduação para a observação e pesquisa logo no início do curso. O que significa que há um avanço na formação de Professores, porém, percebo também que esse investimento não pode ser somente visado em cima do próprio professor pelo fato de que só irá aumentar a sua responsabilidade na escola. Há a necessidade de melhorar a formação dos diretores, supervisores e outros agentes da escola que muitas vezes assumem o cargo por questões políticas e de interesses pessoais sem ter a menor condição didática para tal. A escola ideal só deixará de ser utopia quando a comunidade escolar agir com um só interesse: A educação de qualidade que transforma a realidade.


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